Curso do Instituto Brincante na Espaço e Vida

Curso do Instituto Brincante na Espaço e Vida

Em abril de 2017 a Espaço e Vida promoverá curso com a professora, pesquisadora e artista Rosane Almeida, cofundadora do Instituto Brincante. 

Espaço de conhecimento, assimilação e recriação das inúmeras manifestações artísticas do país, o Instituto Brincante tem como foco a pesquisa e reelaboração da cultura brasileira. Novos valores, novas maneiras de construir saberes e proporcionar ao indivíduo outro modo de pensar as relações na sociedade contemporânea.

O primeiro módulo do curso será sobre Danças Brasileiras, no qual será apresentado o conceito do “brincante”. O módulo constitui a mais linda introdução ao universo da cultura popular. 

Rosane Almeida apresenta nosso processo histórico de formação através de outra lógica, a dos brincantes: de um povo que, sem recurso nenhum (negros e indígenas escravizados, portugueses exilados), produziu reisados, congadas, festas de santos, boi bumbá, cavalo marinho e outras manifestações, nas mais variadas formas. Tudo isso tem algo em comum: a dança.