Curso com o Instituto Brincante - Módulo Danças Brasileiras

Curso com o Instituto Brincante - Módulo Danças Brasileiras

Ao longo de dois dias, Rosane Almeida convidou 35 profissionais da Espaço e Vida, CEI e Carolina Patrício a reflexões e práticas sobre o corpo e a cultura popular. A submissão de nossa estrutura física ao império de ferramentas e estratégias desmedidamente racionais e competitivas levou a todos nós, integrantes das sociedades urbanas, ao esquecimento de que ele, o corpo, é nosso principal e mais antigo suporte para sentir e comunicar. E mais: dentro de uma percepção pragmática e utilitária de nossa existência, a cultura popular passou a ser percebida, infelizmente, como secundária e irrelevante. 

Hiperestimulados ao racional, rentável e útil, somos esvaziados de sentimentos e emoções profundas, capazes de nos tornar mais empáticos e generosos. Assim somos e, mais grave, assim ensinamos nossas crianças. 

Reconectar o corpo à nossa existência faz-se necessário. Não para explorar o próximo, não para gerar lucros. Promover o reencontro entre corpo e nossa essência, o que alguns chamariam de alma, nos tornará mais íntegros e melhores.