Lançamento do almanaque

Lançamento do almanaque

Para o lançamento do almanaque infantil da historiadora Kaori Kodama e do ilustrador Guto Lins, o Museu Villa-Lobos abre seu pátio para atividades gratuitas durante a manhã de sábado, 6 de maio.

A festa começa com a apresentação da Orquestra Tuhu, formada por jovens do projeto social “Villa Lobos e as Crianças”. O repertório selecionado pela regente Maria Clara Barbosa agrada a pais e filhos e, durante o concerto, os músicos vão explicar para a plateia o papel dos instrumentos na formação de uma orquestra. Equipe de recreação e de contadores de histórias comanda as brincadeiras que remetem à história do bairro e lê trechos do livro.

O enredo é um convite ao jovem leitor a conhecer um dos bairros mais tradicionais da cidade, em uma viagem no tempo com Clara e Pedro. Os dois amigos se encantam com os personagens, a natureza e as construções de Botafogo. Durante todo o passeio, o guia das aventuras é o Corcovado, morro-símbolo do Rio de Janeiro, que lá do alto consegue ver todo o bairro, acompanha suas transformações e ainda abriga o Cristo Redentor.

Além da edição impressa do almanaque, conteúdo online tem a finalidade de ajudar educadores a tirarem o melhor proveito do livro em sala de aula, com opções de jogos e propostas de roteiros para passeios pelo bairro. As atividades contemplam diversas áreas do conhecimento, em total sintonia com temas curriculares das escolas cariocas. Parceira na produção do livro, a equipe da Espaço e Vida - Viagens Culturais oferece também o serviço de visitas guiadas e educativas para grupos e escolas.